Luz, câmera, ação! De 26 de Agosto a 03 de Setembro de 2016, a cidade de Gramado é só glamour. O maior Festival de Cinema Brasileiro e Latino chega em sua 44ª edição para dar ainda mais brilho a essa cidade linda. Vamos saber mais?

Um pouco da história do Festival de Cinema de Gramado

Tudo começou entre os anos de 1969 e 1971, em mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias aqui em Gramado. O envolvimento foi tamanho que a imprensa, comunidade, artistas e turistas se uniram a fim de tornar essa iniciativa em um evento oficial da cidade. A união de instituições como a Embrafilme, Funarte, Companhia Jornalística Caldas Júnior e a Prefeitura de Gramado conseguiram fazer desse sonho uma realidade.

Em Janeiro de 1973, o INC (Instituto Nacional de Cinema) oficializou o Festival de Cinema de Gramado, que atualmente recebe o título de Festival de Cinema Brasileiro e Latino, já que em sua 20ª edição, no ano de 1992, filmes de outros países da América Latina passaram a participar do evento.

Atualmente é considerado o maior e mais tradicional evento cinematográfico da América Latina, Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O evento que ocorre há mais de 40 anos é um dos principais da Serra Gaúcha e atrai muitos turistas, moradores, artistas e amantes do cinema.

Monumento Kikito - Praça das Bandeiras

Monumento Kikito – Praça das Bandeiras

Filmes produzidos no Brasil e na América Latina concorrem todos os anos ao “Kikito”, o “Deus da alegria”, que virou o símbolo do evento e dá forma ao troféu recebido pelos ganhadores, cuja estatueta foi criada por uma grande incentivadora do artesanato gramadense, Elizabeth Rosenfeld.

Além das exibições, o evento é palco de debate entre produtores, realizadores, artistas, diretores, patrocinadores, estudantes, pesquisadores de cinema, público em geral, imprensa e entidades para discussões sobre desenvolvimento do setor.

O festival também homenageia importantes nomes brasileiros e latino-americanos, seja com o Kikito, ou com troféus como: Oscarito, Eduardo Abelin, Cidade de Gramado e Kikito de Cristal.

Grandes nomes como Othon Bastos, José Wilker, Sônia Braga, Lucélia Santos, Fernanda Torres, Marieta Severo, Hugo Carvana e Marília Pêra foram homenageados ao longo das edições do Festival. Em nível internacional, Pedro Almodóvar, Juan José Campanella, Javier Bardem, Marisa Paredes e Norma Aleandro também já foram consagrados.

Mais recentemente, na sua edição de 40 anos, realizada em 2012, o Festival se reinventou com um perfil mais democrático e inúmeras mudanças, onde a figura do presidente deixou de existir e as entidades de cinema ganharam maior participação. Outros fatores foram fundamentais na construção da nova fase do Festival de Gramado, como a volta da exibição dos curtas gaúchos no Palácio dos Festivais e ingressos mais baratos para todas as exibições.

Fonte: www.festivaldegramado.net

Onde acontece?

O Festival de Cinema de Gramado acontece no Palácio dos Festivais, que fica na Av. Borges de Medeiros, bem no Centro da cidade.

Um enorme tapete vermelho é estendido desde a Rua Coberta, até a entrada do Palácio dos Festivais para receber as celebridades em grande estilo.

 

 

Vale a pena conferir a programação do Festival de Cinema de Gramado, que super combina com o friozinho do inverno, a estação do ano mais charmosa.

 

Em breve publicaremos a programação do evento aqui no site, fique esperto.

Para pesquisar hospedagem para o período do evento você pode usar nossa caixa de pesquisa e conferir as diversas opções de hotéis com desconto, fica lá na página principal do site.

 

Beijos e até breve.

 

Crédito Foto Destaque: Cleiton Thiele/Agência PressPhoto

 

Sergipana arretada, amante da fotografia e da cultura popular. Possui formação em Comunicação Social pela Federal de Sergipe. Apaixonada pela família e pelos animais.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>